Fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos... neste século sente-se uma tendência geral em tentar descobrir o que vai para além do corpo humano, o que vai para além do físico, e tentamos encontrar-nos num outro patamar de consciência. New Age chegou em força, contra uma tendência materialista da humanidade - vamos reaprender a ser humanos, não como separados da Natureza, mas como membros desta maravilha que são as Forças do Universo.

segunda-feira, março 01, 2010

Água, há sólida, liquida ou gasosa - take your pick


Namasté e bem-vindos,
Estive bastante tempo sem escrever nada - não foi por falta de vontade, garanto - apenas acho que, pelo meu perfeccionismo, quisesse que o próximo post fosse exactamente como eu quero. Pus-me a fazer as minhas pesquisas e a rever os meus conhecimentos, para não transmitir informações erradas.
Mas como prometido, tenciono falar de vários estilos de dança oriental. Não há só um, nada disso, da mesma forma que não há só uma forma de dança de salão! E da mesma forma que não imagino o mundo sem o tango, o chachacha, o foxtrot ou a valsa, também não consigo imaginar o mundo com apenas um estilo de dança oriental. E tal como as danças de salão, a dança oriental diferencia-se pelos diferentes ritmos sonoros e acusticos, passos de dança, e, claro, a apresentação das dançarinas ;)

Vamos começar pelo mais "tradicional" - a dança oriental tem uma origem folclórica, profundamente embrenhado na cultura de vários países, por isso, obviamente, existe o estilo folclórico. Este estilo hoje é já uma mescla do folclore de vários países e regiões, mas alguns passos ainda podem ser colocados no espaço de onde vieram. Existem os passos marroquinos-movimentos horizontais com as ancas e/ou peito; o passo egípcio- o passo BASE, o 1º  que contactamos quando começamos a aprender a dança- trata-se do movimento lateral da anca, ora de um lado, ora do outro; um outro passo egípcio - um salto pé cochinho, feito de lado para a audiência, com o levantamento do joelho e depois o esticar a perna para a frente ao assentar o pé no chão...
Além destes cujos nomes remontam aos seus países de origem, há os comuns a todas essas regiões, com nomes míticos e misteriosos! O Sol, A Lua, O Camelo, O Diamante são apenas alguns nomes dos belos passos que conjugados, dão origem às mais belas danças! Quanto à apresentação das dançarinas, muita maquilhagem, roupas largas e de cores vibrantes e as famosas moedinhas costumam fazer parte da toillete das dançarinas. Em alguns países é proibido as dançarinas mostrarem a barriga, por isso usam fatos tipo macaco, largos ou justos, dependendo da região, ou então com cortes estratégicos para mostrarem alguma pele ;). Onde não existem essas restrições, há a saia ou as calças-génio, com um cinto ornamentado por cima, e uma top curta, tipo soutien, tambem ornamentado. Aqui está um exemplo de uma dança folclórica.



Depois há um estilo que mexe comigo de uma maneira diferente - Tribal Fusion. Muito resumido, é um estilo mais moderno, em que há uma fusão de passos tribais com danças mais modernas - daí o nome. O que vemos nesta dança? Existe um lindo contraste entre fluidez e ritmo, algo que me lembra um pouco brake dance, mas muito mais sensual e expressivo que isso! Os passos que existem não dá muito bem para explicar, pois são realmente muito fuidos e requerem imensa força e flexibilidade por parte das dançarinas. Em relação a roupa, muitas jóias, normalmente metálicos a caminhar mais para os bronzes e prateados que dourado, podem ou não usar as chamadas headpieces - ornamentos na cabeça - desde simples flores, a penas, ornamentos metálicos ou véus. O vestuário é extremamente variado - soutiens ornamentados, tops curtas ou até coletes curtos na parte de cima, e calças-génio, saias, ou calças boca de sino, extremamente justas por cima, e drapeadas em baixo, como parte de baixo - muitas vezes veem-se conjugações, como utilizar uma saia mais curta por cima de calças, para dar mais volume às ancas e ampliar os movimentos. A música tem um toque eletrónico e mais moderno aliado ao som ritmico étnico.
Aqui está um exemplo deste tipo de dança, das fantásticas Rachel Brice e Kami Liddle!

Sem comentários:

Enviar um comentário