Fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos... neste século sente-se uma tendência geral em tentar descobrir o que vai para além do corpo humano, o que vai para além do físico, e tentamos encontrar-nos num outro patamar de consciência. New Age chegou em força, contra uma tendência materialista da humanidade - vamos reaprender a ser humanos, não como separados da Natureza, mas como membros desta maravilha que são as Forças do Universo.

segunda-feira, março 01, 2010

Corpo para ir para além da Mente


Namasté e bem-vindos,
No ultimos dois posts fui um pouco mais técnica relativamente a um tipo específico de dança - a dança oriental.
Comecei por falar da dança oriental como uma forma de expressão corporal, mas de uma forma muito mais íntima do que simples movimentos que acompanham uma música ou seguem uma coriografia.
A dança, toda e qualquer tipo, vem de uma actividade mais ancestral - a oração com o corpo. Muitas culturas ainda hoje dançam, não com o propósito de ser esteticamente bonito ou para entreter, mas como um ritual de movimentos livres e de acompanhamento de música que cada um, cada Espirito, pode interpretar livremente, e, eventualmente, atingir um estado de transe - estar totalmente virado para dentro de si mesmo, em vez de estar consciente do exterior. Com isto, de acordo com tantas culturas, se pode atingir um patamar mais alto, e aproximar-mo-nos das nossas divindades, sejam elas quais forem.
Todos nós já vimos documentários do National Geographic onde mostram xamãs e povoações inteiras, povos de todos os cantos do Mundo, a dançar, a cantar, gritar e, no fundo, a fazer "figuras tristes" - no entanto, é uma forma de comunicação muito profunda consigo mesmos.


O propósito da dança espiritual é
"entrar na consciência" ou "pertencer

ao espirito". Ritos de dança ligam-nos
ao Espírito e aumentam nos de

abilidades como coragem e compaixão,

assim como dar nos perspectivas para o Futuro.

Dança transica, uma prática xamânica

antiga, é um veiculo curador pelo qual

as pessoas podem comungar no seu

Espirito.



A danca pode ser vista como um orador

em movimento e uma porta para a alma,

ou Espirito Interior.

Agora, isto não quer dizer que temos que pular e gritar e dançar se nos quisermos sentir "alterados de consciência". Dança é apenas uma forma de expressão corporal - há muitos movimentos que podes fazer com o corpo e não são necessariamente dança. No próximo post falarei um pouco acerca deles e o que eles podem fazer por nós. Pra já, deixo-vos com um vídeo de uma dança meditativa e de transe tradicional de várias culturas, desde a Turquia à India.
Namasté!

Sem comentários:

Enviar um comentário